Edição nº 103 de 18 de Julho 2008     

Notícias

Legislação

 

Despacho n.º 19221/2008, D.R. n.º 138, Série II de 2008-07-18

MTSS-ME: Expansão e desenvolvimento da educação pré-escolar para o ano lectivo de 2007-2008 - celebração de protocolo de cooperação com a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

 

Despacho n.º 19222/2008, D.R. n.º 138, Série II de 2008-07-18

MTSS-ME: Expansão e desenvolvimento da educação pré-escolar para o ano lectivo de 2007-2008 - celebração de protocolo de cooperação com a União das Misericórdias Portuguesas e a União das Mutualidades Portuguesas.

Despacho n.º 19223/2008, D.R. n.º 138, Série II de 2008-07-18

MTSS-ME: Expansão e desenvolvimento da educação pré-escolar para o ano lectivo de 2007-2008 - celebração de protocolo de cooperação com a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade.

Comunicado do Conselho de Ministros – 16 de Julho de 2008

Aceda aqui…

Seminários/Conferências

 

 

Não foram encontrados eventos que se enquadrem nas temáticas habitualmente divulgadas.

 

 

Formação

 

Data: Julho a Dezembro de 2008; Local: Lisboa e Coimbra

 

Plano de Formação da APSI  *

 

Data: 2 Julho a 15 Outubro 2008; Local: Lisboa

 

Formação “Curso Aprofundamento em Dinâmicas de Grupo” *

 

Data: Setembro de 2008; Local: Lisboa

 

Acção de Formação “Reabilitação Física e Cognitiva da Pessoa Idosa” *

 

 

Data: 7 a 18 Julho 2008; Local: Odivelas

 

Formação “Técnicas de Recrutamento e Selecção

 

Data: 19 Julho 2008; Local: Porto

 

Formação “ Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências *

 

Data: 24 e 25 de Julho 2008; Local: Instituto Português da Juventude de Beja

 

Acção de Formação “COACHING: A ARTE DE DESENVOLVER OS OUTROS” Inscrições e informações: Núcleo Distrital de Beja da REAPN - Rua de Mértola 43 2º Esq. 7800-475 Beja - Tel: 284 325 744, Fax: 284 325 745 - E-mail:n.beja@reapn.org Site: www.reapn.org

 

Data: 28 e 29 de Julho de 2008; Local: Instituto Português da Juventude de Beja

 

Acção de Formação “Animação Socicultural com Idosos” Inscrições e informações: Núcleo Distrital de Beja da REAPN - Rua de Mértola 43 2º Esq. 7800-475 Beja – Tel: 284 325 744, Fax: 284 325 745 - E-mail: n.beja@reapn.org Site: www.reapn.org

 

Data: Outubro 2008 a Junho 2009; Local: Lisboa

 

Curso Avançado Psicogerontologia *

 

Próximas Efemérides:

 

26 de Julho

 

Dia Nacional dos Avós

 

Ajude na Divulgação!

 

Queremos contar com a sua ajuda para ampliar a nossa rede de contactos assegurando que a informação aqui disponibilizada é acedida por todos quantos, por interesse pessoal ou profissional, se interessam pelas temáticas abordadas.

 

Os pedidos de recepção da newsletter «INFORMA@» deverão ser dirigidos por:

E-mail: m.irene.torres@seg-social.pt

 Telefone: 284312700, extensão 1411 (Irene Torres)

 

Agradecemos o vosso contacto!

 

 

 

 

Cirurgias aos olhos estão a ter resposta só com SNS

Programa de oftalmologia

Os hospitais públicos estão a responder ao desafio do Ministério da Saúde, que determinou a redução das listas de espera nas consultas e cirurgias às cataratas. O recurso aos privados, justificável se não houvesse resposta, "não está a ser equacionado", diz fonte da tutela. Os hospitais públicos estão a conseguir responder às solicitações do Programa de Intervenção em Oftalmologia, apresentado pela ministra da Saúde Ana Jorge, em Maio. E isto apesar das dúvidas iniciais quanto à capacidade de resposta numa área onde há falta de recursos. A referenciação para hospitais privados "não está a ser equacionada nem é uma questão de relevo neste momento", refere fonte do ministério, visto que "o SNS está a provar que consegue responder às necessidades".O programa visa a realização de 30 mil cirurgias às cataratas e 75 mil primeiras consultas num ano. Julho marca o início do prazo, mas vários hospitais "já se anteciparam e os serviços estão a dar uma resposta adequada", diz ao DN Florindo Esperancinho, coordenador da Comissão Técnica para o Desenvolvimento da Oferta em Oftalmologia. "Acredito que não haja necessidade de transferir doentes para os convencionados".Quinze hospitais aderiram ao programa, sendo que quatro são Centros de Elevado Desempenho, respondendo às necessidades se os restantes hospitais não conseguirem. A estes, sublinha fonte do ministério, juntou-se um quinto, o Centro Hospitalar do Baixo Alentejo. Além da produção adicional de 10, 20% ou 30% da actividade programada, os hospitais têm de fazer as cirurgias e consultas acima referidas para beneficiar dos incentivos de 28 milhões de euros. Duas unidades do Norte, Braga e Barcelos, garantem ter triplicado o número de cirurgias. O Hospital de Santa Maria é outro exemplo de que, "com organização e um bom modelo remuneratório é possível ter melhorias de eficiência", avança Adalberto Campos Fernandes, presidente do conselho de administração (ver caixa). "As consultas têm já uma espera de 15 dias e as cirurgias estão a ser feitas em menos de três meses", abaixo do máximo de cinco a atingir em Julho de 2009. Fonte: Diário de Notícias Data: 14/07/2008

Portugal quer mudar critérios de inovação usados por Bruxelas

Governo usa novos resultados para justificar necessidade de mudança de critérios de valiação da inovação por parte da Comissão Europeia O Plano Tecnológico (PT) "contribuiu para aumentar a cultura empreendedora e a base empresarial do país e este está melhor preparado" para enfrentar a actual crise económica, defende o coordenador da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho, com base nos primeiros indicadores de impacto do PT. O país já conhece os indicadores de execução do PT, mas não do seu impacto integrado sobre a economia portuguesa, cujo número de empresas de base tecnológica triplicou desde 2005, enquanto as exportações de produtos de alta tecnologia e as receitas da balança tecnológica duplicaram.  Os economistas João Caraça e Vítor Corado Simões apresentam hoje ao Conselho Consultivo do Plano Tecnológico a sua grelha de avaliação e os respectivos resultados. Baseiam-se em cinco áreas - sociedade em rede, condições económicas, qualificação dos recursos humanos, infra-estruturas de ciência e tecnologia, sistema de financiamento - com efeito sobre o empreendedorismo e a capacidade empresarial. O estudo constitui também um novo argumento do Governo em defesa da alteração dos critérios de análise da inovação até agora vigentes na União Europeia, e cuja discussão está aberta. Queixosos são sobretudo os países do Sul da Europa - Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia. "Os indicadores do painel de inovação [de Bruxelas] não são adequados à dinâmica de inovação do Sul da Europa", sublinha Zorrinho. A grande diferença pode ser resumida entre inovação de produto (registo de patentes) no Norte da Europa, e melhoria de produto (registo de processo) no Sul.
 Para além de defender "uma ferramenta que capte as várias dimensões do processo de inovação", o responsável considera que se têm de encontrar indicadores mais actuais. "É inaceitável que o último número que a Comissão Europeia tem sobre o investimento em investigação e desenvolvimento (I&D), que é um dos seus referenciais, seja de 2005".
Quanto ao que significa a "melhor preparação" do país, Carlos Zorrinho faz uma leitura optimista. "O mais importante desta preparação não é tanto a resistência necessária nos próximos meses [face à crise internacional], mas a possibilidade de estarmos na primeira linha quando começar o ciclo de recuperação", diz. Os grandes temas de discussão do Conselho Consultivo de hoje são os planos tecnológicos sectoriais da Educação e da Justiça, contando com a presença da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e do secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira.  O Plano Tecnológico visa, desde 2005, promover a competitividade do país, através do conhecimento, da tecnologia e da inovação
Fonte: Público Data: 15/07/2008

 

 

Dicas sobre os cuidados com crianças nas férias

 

Sistema de Alerta e Protecção de Crianças aprovado 

 

Para metade da população, ver TV é o principal passatempo

 

Uma escola de finanças que ensina como poupar

 

Publicações Úteis

EU E O OUTRO

ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES SOBRE IDENTIDADE (S), DIVERSIDADE(S) E PRÁTICAS INTERCULTURAIS

Rosa Bizarro Areal Editores. Porto, 2007.

“Numa sociedade marcadamente pautada pela pluralidade (ideológica, política, linguística, étnica, sexual, geracional, religiosa, educacional…), na qual irrompe com inequívoca força o desafio para se (re) construir um agora em que todos se sintam iguais, permanecendo diferentes, urge lançarmos olhares críticos, também eles plurais, sobre a Escola (seja qual for o seu nível de ensino), na certeza de que nela encontramos não só um meio e um fim de compreendermos o Eu e o Outro como a possibilidade de concretização real do estabelecimento de laços interculturais e de diálogos que ajudem à inter/compreensão quer dos indivíduos de per si quer da sociedade e que viabilizem o verdadeiro desenvolvimento humano e social.” (Prefácio da autora)

THE POLITICS OF DIVERSITY IN EUROPE

INTERCULTURAL COMPETENCE FOR PROFESSIONAL MOBILITY

Gavan Titley e Alana Lentin, ed. Council of Europe. Strasbourg, 2008.

Colecção de ensaios desenvolvidos num seminário de investigação intitulado “Diversidade, Direitos Humanos e Participação”, organizado pelo Partnership on Youth entre o Conselho da Europa e a Comissão Europeia. Estes estudos dizem respeito a 10 contextos nacionais diferentes e registam dimensões da “diversidade” na educação, serviços sociais, jurisprudência, procedimentos parlamentares e iniciativas de emprego e avaliam o seu significado para os autores sociais que devem negociar este enquadramento e a sua experiência diária.

ANÁLISE SOCIAL

(VOL. XLIII – 1º TRIMESTRE, N.º 186 MARÇO)

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, prop.

 ICS. Lisboa, 2008.

 

Livros e Artigos PDF online

 

                                               

Instituto da Segurança Social, I.P. – Centro Distrital de Segurança Social de Beja

Rua Professor Bento de Jesus Caraça, n.º 25, 7801-951 Beja , Tel. 284 312 700 -  Fax. 284 329 618 - Email: cdssbeja@seg-social.pt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*